Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas sociais > Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Batalhão de Policiamento Ambiental da PMDF
Início do conteúdo da página

Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Batalhão de Policiamento Ambiental da PMDF

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 20h11 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 11h57 | Acessos: 3093
imagem sem descrição.
- O que é?

O PREALG é o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará pertencente ao Batalhão de Policiamento Ambiental. O Programa atua promovendo a prevenção primária de crimes ambientais através da educação ambiental. Os pilares do programa são os projetos: Teatro Lobo Guará, Guardião Ambiental e Saber Cerrado. Essas são atividades que atuam em parceria com o NEA - Núcleo de Educação Ambiental do ICMBio. São voltadas para a educação ambiental e estão situadas no Parque Nacional de Brasília, com parceria da Secretaria de Educação Ambiental do Distrito Federal. Atende ao público do Ensino Fundamental com o curso de Guardiões Ambientais e o Teatro Lobo Guará sobre temas relacionados ao meio ambiente.

O PREALG/CPAm/BPMA foi criado em 30 de setembro de 2003 no antigo CPMA e atual BPMA que está localizado na Candangolândia. 

- Competências

Compete ao PREALG difundir a educação ambiental utilizando diversas ferramentas pedagógicas de arte, educação ambiental e segurança pública para a prevenção de crimes ambientais por meio dos 3 (três) projetos que compõe o Programa:

  • Teatro Lobo Guará: Voltado para crianças, este programa faz apresentações teatrais em escolas, eventos e datas especiais referentes ao meio ambiente, as peças passam de forma lúdica ensinamentos para a proteção e preservação do meio ambiente;
  • Guardião Ambiental: Curso com 12 encontros, mais uma saída de campo com as 5ª séries de escolas públicas do DF com o intuito de formar pequenos Guardiões ambientais, florescendo, nos estudantes, a consciência ambiental por meio de vários ensinamentos repassados no referido curso;
  • SABER CERRADO: localizado no Parque de Nacional de Brasília, recebe a visita de escolas públicas para a aplicação de educação ambiental através de palestras, trilhas ecológicas, visitas ao museu, oficinas e distribuição de material gráfico exclusivo para este fim. Atua em parceria com o NEA - Núcleo de Educação Ambiental do ICMBio em atividades de educação ambiental, na promoção da educação ambiental tanto no ensino formal, no atendimento às escolas do Distrito Federal, quanto no ensino não formal, mediante colaboração no Curso de Formação Socioambiental para autores de ilícitos ambientais e urbanísticos e no Curso de Formação de Educação Ambiental para Educadores.

- Estratégias de aproximação com a comunidade

O PREALG através dos diversos recursos artísticos e pedagógicos já utilizados pelo nosso programa, tem grande aceitação e admiração da comunidade escolar de todo DF que é hoje o nosso maior público e também nas comunidades em que as escolas estão inseridas, pois o resultado do nosso trabalho através da educação ambiental, acaba sempre refletindo dentro da casa de cada estudante, quando os pais dos mesmos notam as mudanças positivas em diversas atitudes ambientais e na educação reversa.

- Onde estamos?

A base do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Comando de Policiamento Ambiental (PREALG – BPMA/PMDF) está localizada no Parque Nacional de Brasília - Centro de Visitantes - Núcleo de Educação Ambiental do ICMBio – Brasília/DF.

O SABER CERRADO hoje está realizando algumas de suas atividades em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a equipe do PREALG é formada por 11 policiais militares ambientais. E ainda temos nossos parceiros do NEA-ICMBio e professores da SEDF/GDF.

- Como solicitar?

O PREALG atua através de seus projetos.

  • O Teatro Lobo Guará;
  • O Curso de Guardião Ambiental;
  • SABER CERRADO (Parque Nacional de Brasília).

- Via ofício pelo Sistema Eletrônico de Informação do GDF (Sistema SEI)

- Ofício diretamente entregue na sede do Batalhão de Policiamento Ambiental, situado em Praça do Bosque número 10, Candangolândia, CEP 71.725-079

OBS.: o ofício deverá conter qual o projeto desejado, bem como um telefone de contato do responsável com o nome e assinatura. 

Fim do conteúdo da página