Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas sociais > Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Batalhão de Policiamento Ambiental da PMDF
Início do conteúdo da página

Programa de Educação Ambiental Lobo Guará do Batalhão de Policiamento Ambiental da PMDF

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 20h11 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 12h22 | Acessos: 9170
- O que é?

O PREALG é o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará pertencente ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental. O Programa atua promovendo a prevenção primária de crimes ambientais mediante a prática da educação ambiental como estratégia para o fortalecimento da Política Distrital de Segurança Pública. São ofertadas aulas presenciais e o serviço é prestado durante o ano letivo. Os pilares do programa são os projetos: Teatro Lobo Guará, Guardião Ambiental e Saber Cerrado. Essas são atividades que atuam em parceria com o NEA - Núcleo de Educação Ambiental do ICMBio. São voltadas para a educação ambiental e estão situadas no Parque Nacional de Brasília, com parceria da Secretaria de Educação Ambiental do Distrito Federal. Atende ao público do Ensino Fundamental com o curso de Guardiões Ambientais e o Teatro Lobo Guará sobre temas relacionados ao meio ambiente.

- Competências

Compete ao PREALG promover a segurança pública através do policiamento comunitário na prevenção primária de infrações ambientais utilizando a Educação Ambiental como ferramenta para aproximação da polícia com a comunidade com a finalidade de transformação da sociedade, de mudança da consciência ambiental e da importância de conservação da biodiversidade e dos biomas por meio das 3 (três) frentes de trabalho que compõem o Programa:

Teatro Lobo Guará: Voltado para crianças de 6 a 12 anos, esta iniciativa promove apresentações teatrais em escolas, eventos e datas especiais relacionadas ao meio ambiente. As peças transmitem de forma lúdica ensinamentos sobre a proteção e preservação do meio ambiente. Atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares do DF.

Curso Guardião Ambiental: Curso composto por 12 encontros e uma saída de campo com alunos do 5º ano de escolas públicas do DF, com o intuito de formar pequenos Guardiões Ambientais e cultivar nos estudantes a consciência ambiental por meio dos vários ensinamentos transmitidos durante o curso. Atende estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares do DF.

Saber Cerrado: É uma frente de trabalho de Educação Ambiental em parceria com o ICMBio, operada no Centro de Visitantes do Parque Nacional de Brasília em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Proporciona aos alunos a experiência de explorar trilhas e exposições de fotos da fauna local, enquanto participa de cursos socioambientais oferecidos pelo NEA/ICMBio, incluindo Cursos Socioambientais de Ilícitos Ambientais e de Educação Ambiental para Educadores, Leitura no Parque e eventos comemorativos relacionados ao meio ambiente em conjunto com a equipe de agentes do instituto. Além disso, o curso socioambiental de Ilícitos Ambientais é uma iniciativa em parceria com o Ministério Público do DF e o ICMBio, oferecida a pessoas que cometeram infrações ambientais como medida alternativa ao processo judicial. A frente de trabalho também atende demandas específicas de eventos da PMDF e de outros órgãos.

 - Destinatários do serviço

O serviço é oferecido para instituições públicas e privadas dentro do Distrito Federal.

- Órgãos ou entidades responsáveis pela prestação do serviço e sua fiscalização

O serviço é realizado pelo BPMA e coordenado pela Seção de Programas e Atividades Sociais (SPAS) do Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP).

- Principais etapas para processamento do serviço

1. Solicitação;
2. Avaliação de conveniência e oportunidade;
3. Execução;
4. Término.

- Local e Horário
  • Endereço: Sede do Batalhão de Policiamento Ambiental, situado em Praça do Bosque número 10, Candangolândia, CEP 71.725-079.
  • Telefone: 3190-5191.
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento de segunda a domingo, conforme disponibilidade de efetivo e estrutura básica. Os pedidos para apresentações em escolas devem ser enviados com duas datas de sugestão de atendimento. A data de sugestão não é garantida, e não havendo possibilidade será oferecido outras datas.

- Prioridades de atendimento

Alunos da rede pública de 6 a 7 anos que estejam nos anos iniciais do ensino fundamental I.

- Como se inscrever

1 - Para instituições públicas do GDF 

Encaminhar ofício via SEI (PMDF/BPMA) assinado e com telefone para contato, informando qual o projeto desejado, ou entregar o ofício diretamente no Batalhão de Policia Militar Ambiental.

2 - Para instituições particulares/ONG do GDF ou instituições públicas da União sediadas no DFP

Encaminhar ofício para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  assinado e com telefone para contato, informando qual o projeto desejado, ou entregar o ofício diretamente no Batalhão de Policia Militar Ambiental.

- Requisitos

TEATRO LOBO GUARÁ

  • Requisitos para solicitação do teatro em eventos festivos;
  • O objetivo do evento deve ser obrigatoriamente de cunho ambiental ou de segurança pública;
  • É obrigatório a presença de público com faixa etária de 6 a 12 anos;
  • Caso o evento produza folders, banners e mídias os mesmos devem constar créditos à participação da PMDF no evento;
  • Solicitação prévia de, no mínimo, 15 dias úteis;
  • Evento será realizado apenas a interação do Mascote com as crianças;
  • Informar o cancelamento com 72h de antecedência, sob pena de não haver reagendamento;
  • Caso um único desses requisitos não seja contemplado, o grupo não poderá atender ao evento.

CURSO GUARDIÕES AMBIENTAIS

  • As escolas da rede pública com turmas de 5º ano devem enviar ofício via SEI para PMDF/BPMA solicitando que o curso seja aplicado na escola.
  • No ano de 2024, o efetivo de instrutores do Curso de Guardião Ambiental está bem reduzido e estamos atuando em poucas RA’s.

SABER CERRADO

  • As escolas interessadas em visitar o Parque Nacional de Brasília através no Centro de Educação Ambiental devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e solicitar a inscrição de um grupo de educadores no Curso de Educação Ambiental para Educadores para habilitar a escola a realizar a visita ao parque e desenvolver projetos de educação ambiental dentro dele.
  • O Saber Cerrado pode atender também palestras em escolas, no entanto são palestras com a temática única: Educação Ambiental e Meio Ambiente.
  • Não atendemos pedidos de temáticas específicos por parte das escolas, pois nosso Programa de Educação Ambiental tem um foco na Educação Ambiental de forma geral e na abordagem do Meio Ambiente de forma integralizada.
- Tempo de Espera

Conforme recursos e vagas disponíveis

- Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos interessados sobre a execução dos serviços

Dúvidas, sugestões e demais informações por meio dos seguintes canais de comunicação:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (61) 3190-5191

- Custos e sua gratuidade, quando for o caso

O serviço é gratuito

OBS: Deveres do usuário

1. Respeitar os processos de solicitação para cada tipo de instituição;
2. Verificar o público alvo para a atividade solicitada;
3. Zelar para que os alunos ou público alvo do evento respeite o policial militar que estiver realizando instrução ou apresentação teatral e os demais usuários;
4. Cumprir o horário;
5. Certificar que a instituição tem estrutura mínima para a execução da atividade;
6. Comunicar qualquer desistência, impedimento ou necessidade de reagendamento com tempo hábil (mínimo 72hs), sob pena de não haver reagendamento;
7. Preencher periodicamente a Pesquisa de Satisfação do Usuário.

Fim do conteúdo da página