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Ouvidoria

Publicado: Segunda, 13 de Agosto de 2018, 14h46 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 09h43 | Acessos: 9157

A Ouvidoria do GDF é um espaço de comunicação entre o cidadão e o governo onde você pode registrar suas demandas sobre os serviços públicos.

O que NÃO é considerada manifestação de Ouvidoria para o Governo do Distrito Federal:

• Demandas referentes à esfera Federal ou sobre outros Estados, crimes e irregularidades ocorridas entre particulares. 

Canais de atendimento:
Telefone 162
Segunda a sexta das 07h às 21h
Sábado, domingo e feriados das 08h às 18h
Ligação gratuita para telefone fixo e celular.

Site do Ouv-DF

Link: https://www.participa.df.gov.br/


 O PARTICIPA DF é um canal único para que você registre suas demandas de Ouvidoria e da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Distrito Federal. Nele, você acessa, em uma conta única, esses dois serviços: o Ouv-DF (Sistema de Ouvidoria) e o e-SIC DF (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão).  Lembrando que você ainda poderá acessar o e-SIC para acompanhar as solicitações já feitas. Novos pedidos de acesso à informação devem ser realizados no Participa DF.

 O Participa DF foi construído com o objetivo de facilitar a participação da sociedade. Seguindo as tendências de outros estados e do próprio governo federal, o Governo do Distrito Federal unificou o acesso desses dois serviços de controle social. A plataforma vem para facilitar e agilizar o atendimento, incentivando a participação do cidadão.

 Veja as novidades que PARTICIPA DF traz para você:

  1. Ouv-DF: Agora a robô IZA ajudará você com dicas e sugestões de assuntos para facilitar o seu registro.
  2. e-SIC DF: Você poderá escolher se os órgãos do GDF terão acesso aos seus dados pessoais e autorizar a publicidade do seu pedido (o que significa que seu pedido e a resposta ficarão disponibilizados para o restante da sociedade).
  3. Você terá apenas um login e uma senha para acessar o sistema de ouvidorias ou o sistema de pedidos de acesso à informação

 PARTICIPA DF: mais um incentivo para você participar da construção de um Distrito Federal cada vez melhor.

 Cadastro

 No Participa DF, os cadastros de quem utilizava o OUV-DF serão atualizados e você terá de colocar uma nova senha. Já quem usava o e-SIC terá de cadastrar um novo login, utilizando o CPF, e uma nova senha. Agora, esse login com CPF e a senha vão valer tanto para o OUV-DF quanto para o e-SIC.

 162 e atendimento presencial

 Os atendimentos presenciais e pela Central 162 seguem da mesma forma.

Central 162: de segunda a sexta das 7h às 21h. Sábado, domingo e feriados das 8h às 18h. Ligação gratuita para telefone fixo e celular

Atendimento presencial:

  •  Ouvidoria da Polícia Militar do Distrito Federal

Endereço: Setor Policial - SPO AE Conjunto 04, Anexo do QCG - PMDF, Brasília - DF, CEP 70.610-200.

Telefones: (61) 3190-7709 e (61) 3190-7710.

Horário: Segunda a quinta, das 07h às 19h e às sextas-feiras das 07h às 13h.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Prazos da Ouvidoria do GDF: 
 
Modos de prestação do serviço

Todas as demandas de Ouvidoria, por força do Decreto n° 36.462/2015, tem como canais de entrada:

  • Internet, por meio de sistema informatizado (https://www.participa.df.gov.br/);
  • Telefone (162); e,
  • Pessoalmente em suas unidades seccionais e unidade central.

Dessa forma, a Ouvidoria Geral do Distrito Federal recebe as manifestações registradas e, após triagem, as encaminham para os Órgãos responsáveis. A Ouvidoria da Polícia Militar do Distrito Federal recepciona suas demandas encaminhadas pelo Ouv-DF e, após análise, distribui para as Unidades responsáveis para a averiguação dos fatos e possíveis providências.

A Ouvidoria da Polícia Militar tem como incumbência a recepção das demandas oriundas do OUV-DF, encaminhamento para as Unidades, controle de prazos, monitoramento da qualidade da resposta e inserção destas no sistema Ouv-DF. São também responsabilidades da Ouvidoria da PMDF: produção de relatórios acerca do trabalho desenvolvido; a recepção, encaminhamento e inserção das respostas no sistema de Informação ao Cidadão-SIC; atualização e monitoramento da Carta de Serviços e a atualização de algumas abas e o monitoramento das publicações e atualizações acerca da Transparência Ativa da Corporação.

Prioridades de atendimento

Para a hipótese de atendimento presencial na Ouvidoria da PMDF, a prioridade de atendimento se dará em conformidade com o disposto em lei.

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