Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas sociais > Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD)
Início do conteúdo da página

Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD)

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 20h11 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 11h19 | Acessos: 157
imagem sem descrição.

O Proerd é um programa educativo, preventivo e estratégico, pedagogicamente estruturado em lições e com uma linguagem acessível às faixas etárias a que se destina. Há uma variedade de atividades interativas que permitem o aprendizado cooperativo, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da presença física em sala de aula como educador social, tem ainda, a oportunidade de fortalecer o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família, desta forma propiciar a formação de uma rede protetiva crescente sobre o uso e abuso de drogas e possibilitar a conscientização sobre possibilidades saudáveis para os estudantes e familiares para lidarem com os diversos temas vivenciados na fase do desenvolvimento hoje experimentado.

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), surgindo em 1983, desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado da cidade de Los Angeles/EUA e hoje estendido a mais de 60 países.

A Policia Militar do Distrito Federal trabalha com o programa desde o ano de 1993 nas escolas da rede pública e particular do DF e adota os 04(quatro) currículos:

1. Proerd para Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental;
2. Proerd para 5º ano do ensino fundamental;
3. Proerd para 7º ano do ensino fundamental;
4. Proerd para pais e responsáveis.

Como solicitar

O PROERD pode ser solicitado através de ofício encaminhado via e-mail ao, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou presencialmente na sede do Comando de Policiamento Escolar – CPEsc em Águas Claras.

Requisitos

Escolas das redes pública e Particular do DF, solicitação através de ofício enviado via e-mail, o ofício deverá estar em formato PDF e devidamente assinado pelo solicitante, contendo as seguintes informações: o currículo a ser atendido, quantidade de turmas, local e telefone para contato.

Funcionamento aberto ao público

Os currículos serão ministrados aos alunos da rede pública e privada, tendo os horários da rede escolar como base de atendimento.

Prazo de atendimento

O prazo de atendimento dependerá de cada currículo ministrado.

1. Proerd para Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental contém 08(oito) lições;
2. Proerd para 5º ano do ensino fundamental contém 10(dez) lições;
3. Proerd para 7º ano do ensino fundamental contém 10(dez) lições;
4. Proerd para pais e responsáveis contém 05(cinco) lições.

Fim do conteúdo da página