Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Equoterapia

Publicado: Sábado, 07 de Julho de 2018, 07h11 | Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 20h16 | Acessos: 4677

 

- O que é?

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. É um método reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

- Aproximação com a comunidade

As atividades do Centro de Equoterapia são gratuitas e compreendem toda a comunidade. Tem como objetivo oferecer a prática da Equoterapia aos indivíduos que possuem diagnóstico de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, clínico-metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias, deficiências intelectuais, distúrbios psicológicos e comportamentais, distúrbios de aprendizagem e linguagem, dentre outros.

- Quem pode ser praticante de Equoterapia?

Qualquer pessoa portadora de deficiência das diversas patologias que recebam a indicação médica para a prática de Equoterapia a partir de 3 anos.

- Os atendimentos

Os atendimentos são realizados uma vez por semana durante 30 minutos. Quinzenalmente, modifica-se o picadeiro, alterando os materiais pedagógicos e o enfoque do atendimento segundo planejamento estratégico elaborado por toda a equipe em coordenação pedagógica. Além do picadeiro, que é uma área interna de terreno de areia, o atendimento acontece em áreas externas, com superfícies de areia, asfalto e grama, gerando estímulos diferenciados a partir dos objetivos traçados com cada praticante, além de terrenos com aclives e declives. Todo o atendimento tem enfoque nas necessidades individuais do praticante, prezando sempre por sua segurança.

- Como solicitar?

Endereço: DF 075  KM 08  Área Especial 01 Granja Modelo Riacho Fundo I – Distrito Federal

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (61) 99676-1982

Segunda a Sexta: 8h às 18h.

O RPMon possui uma página no Instagram (@cavalariapmdf) que divulga suas ações sociais e informações de caráter geral.

 

Fim do conteúdo da página