Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Policiamento > Resgate de Animais Silvestres
Início do conteúdo da página

Resgate de Animais Silvestres

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 19h18 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 09h18 | Acessos: 6929
- O que é?

Consiste na ação especializada de resgate de animais silvestres encontrados fora do seu habitat natural, colocando em perigo a vida do animal e/ou das pessoas. Os animais silvestres mais comuns são: saruê, papagaio, carcará, cobras, tamanduá, lobo guará etc.

- Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa.

- Onde solicitar?

Na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental situado na Praça do Bosque – Lote 10 - BPMA-PMDF – Candangolândia – Brasília - DF – CEP: 71.727-101.

- Como solicitar?

Por telefone: 190.

- Quais informações são necessárias?

Recomenda-se que o solicitante procure observar características físicas e comportamentais do animal, endereço/local onde se encontra e aguardar a chegada da viatura acionada.

- Previsão de horários de atendimento

Ininterrupto.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental é responsável pelo policiamento ostensivo florestal, lacustre, fluvial e de mananciais em toda capital federal, garantindo a preservação, em Unidades de Conservação e fora delas, de maneira a fazer cumprir o instrumento normativo vigente, bem como promover a educação ambiental não-formal com vistas à manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem este, de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Nesse sentido, é importante destacar as seguintes situações:

  1. Em situação de flagrante de atos de abuso ou maus-tratos de animais domésticos o atendimento será realizado pelo batalhão de área da Polícia Militar do Distrito Federal via 190. Caso não seja situação flagrancial, o cidadão entrará em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal no 197 ou realizará registro na Delegacia de Polícia mais próxima.
  2. Em caso de captura de animais de interesse pecuário (bovinos, equinos, ovinos e caprinos) a responsabilidade será da Secretaria de Agricultura do DF – SEAGRI. Telefone: 3274-2338 / 3447-8019.
  3. Em caso de animais mortos de grande porte (cavalo, cachorro grande, entre outros), os serviços de retirada desses animais das vias e logradouros será feito pela Superintendência de Limpeza Urbana – SLU (https://www.df.gov.br/recolhimento-de-animais-mortos-em-vias-publicas/). Telefones: (61) 3213-0153 / 3213-0107 / 3345-6104.
  4. Em caso macacos e micos doentes; cães e gatos com doenças ou em situação de rua ou agressivos; escorpiões; pombos; ratos e morcegos, o recolhimento destes animais será de atribuição da Zoonoses (https://www.saude.df.gov.br/recolhimento-de-animais-pela-diretoria-de-vigilancia-ambiental). Telefones: (61) 2017-1343 / (61) 99269 3673.

 

Assunto(s): serviço , policiamento
Fim do conteúdo da página