Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Para policiais > Capelania Militar da PMDF
Início do conteúdo da página

Capelania Militar da PMDF

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 19h20 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 08h28 | Acessos: 9171

A Capelania Militar é um órgão de assistência aos policiais militares, seus familiares e servidores civis que atuam na PMDF. Sua missão é colaborar para que o policial militar esteja no máximo do seu potencial para bem servir à sociedade. Sua atividade consiste na prestação de assistência religiosa, assistência espiritual e promoção de educação moral do efetivo. A assistência religiosa compreende o exercício de cultos, a celebração de ofícios, ordenanças, sacramentos e outros atos religiosos, de caráter confessional, em benefício dos integrantes da Instituição, conforme o credo professado pelo assistido. A assistência espiritual compreende o exercício de atividades de caráter religioso que transcendem os limites confessionais, direcionadas ao público geral com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e institucional, elevar o moral individual e coletivo, bem como possibilitar um convívio fraternal e harmonioso nos ambientes profissional, familiar e comunitário. A educação moral objetiva o bem estar do policial militar e de seus familiares e compreende as ações e atividades destinadas à formação, cultivo e fortalecimento de valores morais e éticos adotados pela Instituição. A Capelania promove a prática da fé e do relacionamento com Deus, como forma de desenvolvimento pessoal e Institucional. Trabalha a motivação e a satisfação no trabalho, a aproximação entre a Corporação e a comunidade, a prevenção ao suicídio e a violência doméstica, ao não endividamento, a prevenção da dependência química, promovendo a qualidade de vida do policial. Todos os serviços oferecidos pela Capelania são gratuitos.

- Órgãos ou entidades responsáveis pela prestação do serviço

              - Capelania Militar Evangélica – CME;

              - Capelania Militar Católica – CMC.

- Órgãos ou entidades responsáveis pela fiscalização

            - Chefe do Serviço de Assistência Religiosa – SAR;

            - Chefe do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal – DSAP.

- Prioridades de atendimento

         - Policiais militares da ativa, da reserva, reformados, seus dependentes e servidores civis que atuam na PMDF.

- Previsão de tempo de espera

            - Atendimento de emergência é imediato, podendo ser por telefone;

            - Atendimento agendado: entre 12h e 48h.

ATIVIDADES DA CAPELANIA

Cursos Para a Família Policial (Portaria PMDF nº 922)

- Definição: Conjunto de cursos fundamentados na Bíblia, com metodologia que integra aula expositiva e compartilhamento, voltados para vida conjugal, vida financeira, criação de filhos, caráter e inteligência emocional.

- Objetivo: Com duração de 10 (dez) a 12 (doze) encontros semanais, desenvolver e reforçar nos policiais militares um conjunto de valores e ferramentas que otimize suas condições de prevenir e enfrentar situações adversas no âmbito pessoal e profissional, prevenindo o suicídio, a violência doméstica, a dependência química e o endividamento.

- Como participar? As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento pelos links de inscrição, presencialmente na Capelania ou pelos telefones da Capelania. 

Programa de Valorização da Vida – PVV (Portaria PMDF nº 1074)

- Definição: A participação da Capelania no PVV refere-se à ministração de cursos e palestras, coordenação das Sentinelas da Vida (grupo qualificado para identificar situações de risco nas OPMs), bem como prestar atendimento pelo núcleo de desenvolvimento de inteligência emocional (coaching).

- Objetivo: Promover a Qualidade de Vida e a prevenção do suicídio e da violência doméstica.

Periodicidade: de acordo com a demanda da corporação. 

Atendimento Individual e Familiar

- Definição: Realização de atendimentos de direção espiritual, catequese, confissões, aconselhamentos pastoral, visitação domiciliar, meditação e coaching.

- Objetivo: Prestar atendimento individual/familiar com intuito de dirimir questões religiosas, existenciais, profissionais, conjugais, emocionais etc., e proporcionar ao atendido condições favoráveis para melhor desempenho de seus papeis sociais.

- Como participar? Mediante agendamento pelos números de telefones da capelania. 

Momentos com Deus

- Definição: Realização de momentos com Deus nos quartéis, formaturas e liberações de policiamento, por meio de colaboradores cadastrados (sentinelas) ou diretamente pela equipe da Capelania.

- Objetivo: Proporcionar momentos de reflexão sobre temas pertinentes ao dia a responsabilidade perante o transcendente, a sociedade e a instituição, bem como elevar o moral da tropa.

- Agendamento: Conforme Plano Bimestral de Assistência Religiosa e calendário das OPMs, podendo também ser agendado pelos números de telefones da Capelania.

Capelania Prisional

- Definição: Realização de visitação ao Núcleo de Custódia da PMDF.

- Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos custodiados e familiares, promovendo a qualidade de vida, a reinserção e o melhor enfrentamento da situação de prisão.

- Agendamento: São feitas visitas de rotina ao NCPM. As visitas religiosas são cadastradas e orientadas pela Chefia da Capelania.

 Capelania Escolar

- Definição: Realização de atividades de assistência religiosa, espiritual e de educação moral com os alunos e familiares do CFO, CFP e CMT.

- Objetivo: Promover o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis entre os diversos atores envolvidos no processo escolar (alunos, professores, familiares etc). Atender demandas relacionadas a crises existenciais e religiosas vividas por alunos; desenvolver e reforçar nos alunos um conjunto de valores que aperfeiçoe suas condições de prevenir e enfrentar situações problemáticas no âmbito pessoal e acadêmico.

- Como participar? As atividades ocorrem mediante calendário da respectiva Escola.

Capelania Hospitalar

- Definição: Realização de visitação hospitalar e domiciliar aos enfermos.

- Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos enfermos e familiares, promovendo a qualidade de vida, adesão ao tratamento e enfrentamento da situação de enfermidade.

- Agendamento: São feitas visitas de rotina nos hospitais credenciados. Visitas específicas poderão ser solicitadas pelos telefones das Capelanias.

Ministração dos Sacramentos

- Definição: Realização de atividades confessionais de assistência religiosa, focadas no oferecimento dos sacramentos: casamento, batismo, crisma, cultos, missas, retiros, dentre outros.

- Objetivo: Oferecer aos policiais militares e familiares a oportunidade de receberem os sacramentos por meio da Capelania Militar, estreitando suas relações com Deus e a Corporação.

- Como participar? Essas atividades ocorrem conforme calendário da Capelania ou mediante agendamento. Missa na Capela São Paulo Apóstolo do (Setor Policial Sul) às terças-feiras às 13h e na Capela São Jorge (CEPOM de Taguatinga Norte) aos domingos 10h e quintas-feiras 19h. Cultos no Templo Evangélico aos domingos 18h30min. 

Casamento Comunitário

- Definição: Ministração do Sacramento do Casamento aos policiais militares.

- Objetivo: Oferecer aos policiais militares a oportunidade do sacramento do casamento.

- Como Participar? Essa atividade acontece 1 (uma) vez por ano e o policial poderá se inscrever diretamente na Capelania ou pelos telefones da Capelania.

Sepultamentos

- Definição: Realização de exéquias e cultos de honras fúnebres.

- Objetivo: Oferecer uma palavra de consolo a família enlutada.

- Como requisitar? Através dos telefones da capelania.

Horário de funcionamento

A Capelania funciona de segunda-feira a sexta-feira de 7h às 19h, com atendimento de plantão em feriados e finais de semana para necessidades emergenciais.

Localização

- Capelania Evangélica, situada no Templo Militar Evangélico, Setor Policial Sul

- Capelania Católica (administrativo), situada nas Dependências do DSAP

- Capelania Católica na Capela São Paulo Apóstolo, Setor Policial Sul

- Capelania Católica na Capela São Jorge, nas dependências do CEPOM, Taguatinga Norte

Contatos

- Serviço de Assistência Religiosa – SAR: 99685-6055; 3190-7304; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Capelania Militar Evangélica: 99685-6055; 3190-7304; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Capelania Militar Católica: 99942-9358; 3190-1556; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 - Procedimentos para atender, receber e responder as sugestões e reclamações (Ouvidoria)

 - Por meio da Ouvidoria da PMDF, pelo link https://www.participa.df.gov.br/.

Custos e sua gratuidade

 - Todos os serviços prestados pela Capelania da PMDF são gratuitos para policiais, seus dependentes e pensionistas.

Fim do conteúdo da página