Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Para policiais > Capelania Militar da PMDF
Início do conteúdo da página

Capelania Militar da PMDF

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 19h20 | Última atualização em Segunda, 09 de Maio de 2022, 18h27 | Acessos: 4395

A Capelania Militar é um órgão de assistência aos policiais militares, seus familiares e servidores civis que atuam na PMDF. Sua missão é colaborar para que o policial militar esteja no máximo do seu potencial para bem servir à sociedade. Sua atividade consiste na prestação de assistência religiosa, assistência espiritual, promoção de educação moral e desenvolvimento emocional do efetivo.

A assistência religiosa compreende o exercício de cultos, a celebração de ofícios, ordenanças, sacramentos e outros atos religiosos, de caráter confessional, em benefício dos integrantes da Instituição, conforme o credo professado pelo assistido. A assistência espiritual compreende o exercício de atividades de caráter religioso que transcendem os limites confessionais, direcionadas ao público geral com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e institucional, elevar o moral individual e coletivo, bem como possibilitar um convívio fraternal e harmonioso nos ambientes profissional, familiar e comunitário. A educação moral  e o desenvolvimento emocional objetiva o bem estar do policial militar e de seus familiares, compreendendo ações e atividades destinadas ao autoconhecimento, bem como à formação, cultivo e fortalecimento de valores morais e éticos adotados pela Instituição.

A Capelania promove a prática da fé e do relacionamento com Deus, como forma de desenvolvimento pessoal e Institucional. Trabalha a motivação e a satisfação no trabalho, a aproximação entre a Corporação e a comunidade, a prevenção ao suicídio e a violência doméstica, ao endividamento, a prevenção da dependência química, promovendo a qualidade de vida do policial.

- Órgãos ou entidades responsáveis pela prestação do serviço:
  • Capelania Militar Evangélica – CME;
  • Capelania Militar Católica – CMC.
- Órgãos ou entidades responsáveis pela fiscalização:
  • Chefe do Serviço de Assistência Religiosa – SAR;
  • Chefe do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal – DSAP.
- Prioridades de atendimento:

Policiais militares da ativa, da reserva, reformados, seus dependentes e servidores civis que atuam na PMDF, bem como a comunidade civil religiosa, nas atividades congregacionais.

- Previsão de tempo de espera:
  • Atendimento de emergência é imediato, podendo ser por telefone;
  • Atendimento agendado: entre 12h e 48h.
- Atividades da Capelania

Cursos Para a Família Policial (Portaria PMDF nº 922)

- Definição: Conjunto de cursos fundamentados na Bíblia, com metodologia que integra aula expositiva e compartilhamento, voltados para vida conjugal, vida financeira, criação de filhos, caráter e inteligência emocional.

- Objetivo: Com duração de 10 (dez) a 12 (doze) encontros semanais, desenvolver e reforçar nos policiais militares um conjunto de valores e ferramentas que otimize suas condições de prevenir e enfrentar situações adversas no âmbito pessoal e profissional, prevenindo o suicídio, a violência doméstica, a dependência química e o endividamento.

- Como participar? As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento pelos links de inscrição, presencialmente na Capelania ou pelos telefones da Capelania.

Programa de Valorização da Vida – PVV (Portaria PMDF nº 1074)

- Definição: A participação da Capelania no PVV refere-se à ministração de cursos e palestras, coordenação das Sentinelas da Vida (grupo qualificado para identificar situações de risco nas OPMs), bem como prestar atendimento pelo núcleo de desenvolvimento de inteligência emocional (coaching).

- Objetivo: Promover a Qualidade de Vida e a prevenção do suicídio e da violência doméstica.

Periodicidade: de acordo com a demanda da corporação.

 Atendimento Individual e Familiar

- Definição: Realização de atendimentos de direção espiritual, catequese, confissões, aconselhamentos pastoral, visitação domiciliar, meditação e coaching.

- Objetivo: Prestar atendimento individual/familiar com intuito de dirimir questões religiosas, existenciais, profissionais, conjugais, emocionais etc., e proporcionar ao atendido condições favoráveis para melhor desempenho de seus papeis sociais.

- Como participar? Mediante agendamento pelos números de telefones da capelania.

 Momentos com Deus

- Definição: Realização de momentos com Deus nos quartéis, formaturas e liberações de policiamento, por meio de colaboradores cadastrados (sentinelas) ou diretamente pela equipe da Capelania.

- Objetivo: Proporcionar momentos de reflexão sobre temas pertinentes ao dia a responsabilidade perante o transcendente, a sociedade e a instituição, bem como elevar o moral da tropa.

- Agendamento: Conforme Plano Bimestral de Assistência Religiosa e calendário das OPMs, podendo também ser agendado pelos números de telefones da Capelania.

 Capelania Prisional

- Definição: Realização de visitação ao Núcleo de Custódia da PMDF.

- Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos custodiados e familiares, promovendo a qualidade de vida, a reinserção e o melhor enfrentamento da situação de prisão.

- Agendamento: São feitas visitas de rotina ao NCPM. As visitas religiosas são cadastradas e orientadas pela Chefia da Capelania.

 Capelania Escolar

- Definição: Realização de atividades de assistência religiosa, espiritual e de educação moral com os alunos e familiares do CFO, CFP e CMT.

- Objetivo: Promover o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis entre os diversos atores envolvidos no processo escolar (alunos, professores, familiares etc). Atender demandas relacionadas a crises existenciais e religiosas vividas por alunos; desenvolver e reforçar nos alunos um conjunto de valores que aperfeiçoe suas condições de prevenir e enfrentar situações problemáticas no âmbito pessoal e acadêmico.

- Como participar? As atividades ocorrem mediante calendário da respectiva Escola.

 Capelania Hospitalar

- Definição: Realização de visitação hospitalar e domiciliar aos enfermos.

- Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos enfermos e familiares, promovendo a qualidade de vida, adesão ao tratamento e enfrentamento da situação de enfermidade.

- Agendamento: São feitas visitas de rotina nos hospitais credenciados. Visitas específicas poderão ser solicitadas pelos telefones das Capelanias.

 Ministração dos Sacramentos

- Definição: Realização de atividades confessionais de assistência religiosa, focadas no oferecimento dos sacramentos: casamento, batismo, crisma, cultos, missas, retiros, dentre outros.

- Objetivo: Oferecer aos policiais militares, familiares e civis congregados a oportunidade de receberem os sacramentos por meio da Capelania Militar, estreitando suas relações com Deus e a Corporação.

- Como participar? Essas atividades ocorrem conforme calendário da Capelania ou mediante agendamento. Missa na Capela do Policial Militar do Setor Policial (São Paulo Apóstolo) no terceiro domingo de cada mês às 10hs e na Capela do CEPOM de Taguatinga Norte (São Jorge) aos domingos 10h e Sábados 18h. Cultos no Templo Evangélico aos domingos 18h30min.

 Casamento Comunitário

- Definição: Ministração do Sacramento do Casamento aos policiais militares.

- Objetivo: Oferecer aos policiais militares a oportunidade do sacramento do casamento.

- Como participar? Essa atividade acontece 1 (uma) vez por ano e o policial poderá se inscrever diretamente na Capelania ou pelos telefones da Capelania.

 Sepultamentos

- Definição: Realização de exéquias e cultos de honras fúnebres.

- Objetivo: Oferecer uma palavra de consolo a família enlutada.

- Como requisitar? Através dos telefones da capelania.

Horário de funcionamento

A Capelania funciona de segunda-feira a sexta-feira de 7h às 19h, com atendimento de plantão em feriados e finais de semana para necessidades emergenciais.

Localização
  • Capelania Evangélica, situada no Templo Militar Evangélico, Setor Policial Sul
  • Capelania Católica, situada nas Dependências do DSAP
  • Capela São Paulo Apóstolo, Setor Policial Sul
  • Capela do CEPOM (São Jorge), Taguatinga Norte
Contatos
Procedimentos para atender, receber e responder as sugestões e reclamações (Ouvidoria)

Por meio da Ouvidoria da PMDF, pelo link https://www.ouv.df.gov.br/#/ . 

 - Custos e sua gratuidade

Todos os serviços elencados na Carta de Serviços da Capelania da PMDF são gratuitos para policiais, seus dependentes e pensionistas.

Fim do conteúdo da página