Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Policiamento > Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT)
Início do conteúdo da página

Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT)

Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 14h03 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 14h45 | Acessos: 60
imagem sem descrição.
O que é?

O Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT), considerado o órgão de execução especializado de nível operacional, sendo uma subunidade do Comando de Missões de Especiais – CME. O Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT) foi inaugurado no dia 27 de julho de 2017 na região administrativa de Samambaia, iniciando efetivamente as suas atividades operacionais, administrativas e de ensino e instrução na Polícia Militar do Distrito Federal. 

Competências

O Motopatrulhamento Ostensivo Tático é a modalidade Grupo Tático em Ações Motociclísticas (GTAM), do órgão de execução especializado de nível operacional exercida exclusivamente pelo Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT), sendo considerado a força policial caracterizada pela atuação em equipes de motociclistas com treinamento e metodologia especializada, empregada em apoio ao policiamento ostensivo e ao velado, bem como em ações repressivas no combate aos crimes violentos, em ocorrências de vulto e restauração da ordem pública. Neste último podendo ser utilizado como apoio à tropa de choque em situações de controle de distúrbio civil, atuando sob comando e de forma específica como grupo de busca/captura e na dispersão da multidão. 

Todos os policiais deverão ser possuidores do Curso Tático em Ações Motociclísticas (CTAM) ou similar. Caberá exclusivamente ao Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT), a realização no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal, a execução e atuação operacional do Motopatrulhamento Ostensivo Tático no DF. As escoltas de valores deverão ser realizadas por intermédio de convênios com a PMDF sendo executadas pelos motociclistas do Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT).

O Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT), poderá em decorrência de necessidade institucional, de acordo com determinação do Comando da PMDF por intermédio do Planejamento Estratégico e/ou Tático através de Ordem de Operação e/ou Ordem de Serviço do DOp e/ou CME, ou outro documento institucional realizar e apoiar o Motopatrulhamento Ostensivo de Trânsito e escoltas de trânsito. O Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT), atuará em todo o Distrito Federal, imediações dos estabelecimentos de ensino, vias urbanas e rurais, assim como nas rodovias existentes no DF.

Estratégias de aproximação com a comunidade

O Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT) terá como estratégia de aproximação com a comunidade, a participação nas ações sociais que poderão ser contempladas por esta unidade policial, através da exposição de materiais, viaturas, armamentos e equipamentos, palestras e doações. Outro mecanismo a ser proposto, será a capacitação de pessoas da comunidade que conduzem motocicletas e com isto, almeja-se que haja redução nos índices de acidentes envolvendo os motociclistas.

Capacitação como Unidade com encargo de ensino

O Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT) deverá ser a Unidade com Encargo de Ensino da Polícia Militar do Distrito Federal com a atribuição de capacitar, instruir e especializar os motociclistas da PMDF e/ou atender as demandas oriundas de outras instituições policiais. São mecanismos de capacitação do BMT:

• Instruções específicas e com objetivo determinado.
• Treinamento Básico em Motopatrulhamento.
• Curso Motociclista.
• Curso Tático em Ações Motociclísticas.

Como solicitar?

O Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT) está localizado provisoriamente no âmbito do 11º BPM – região administrativa de Samambaia, Quadra 203 – área especial nº 01 / CEP: 72.341-100, ou pelos telefones (inclusive WhatsApp):

• 3190-3190 (13h às 19h).
• 99983-1362 (24h).
• 99175-1531 (Comandante do BMT).

O BMT possui uma página no Instagram @bmt_gtam que divulga suas ações sociais, apreensões e informações de caráter geral. Os e-mails utilizados são:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O endereço do Sistema Eletrônico de Informações (SEI):

• PMDF/CME/BMT/PROT
• PMDF/CME/BMT/PROT

 

Fim do conteúdo da página